Apresentação
A Toda-a-Prova continua a investir em novas modalidades. No ano de 2015 foi a vez da GINÁSTICA RÍTMICA.
A Ginástica Rítmica (GR) é uma disciplina olímpica essencialmente feminina que se caracteriza por combinar aspetos estéticos e artísticos através da realização de movimentos corporais, coordenados com o manejo dos aparelhos portáteis, que são: a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
Os exercícios apresentam um elevado nível de dificuldade técnica e exigência física e são realizados fluentemente em harmonia com a música. Consideramos a Ginástica Rítmica como a perfeita combinação entre desporto e arte é “um desporto que visa não só o rendimento, mas também a produção de um espetáculo, que incorpora características da dança, da ginástica artística e de atividades desportivas de manipulação e que visa a combinação perfeita entre a música, o movimento corporal e o movimento dos aparelhos portáteis”.
É uma disciplina que desenvolve determinadas capacidades motoras como a coordenação, a postura, o auto-controle, a flexibilidade, a força, a destreza, a resistência, o ritmo, a agilidade e o equilíbrio.
Existem dois tipos de competição na Ginástica Rítmica: individual e conjunto composto por 5 ginastas.
Equipa técnica:
LUCIANA MELO
2019: Pós Graduação: Treinamento funcional e recuperação musculoesquelética - Centro Universitário Celso Lisboa – a frequentar
2017: Curso de Arbitragem em Ginástica Rítmica – Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro
2016: III Curso Internacional de Ginástica Rítmica em São Caetano – Anna Bessonova – São Paulo
2014-2019: Escola de Ginástica Adriana Monteiro– Preparadora física da equipe de competição e Professora da turma de iniciação
2014: Bacharelado em Educação Física, UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
2013: Curso de Aperfeiçoamento técnico em Ginástica Rítmica - Amanda Batista - Salvador
Desde 2012: Professora de Ginástica Rítmica em várias escolas e colégios - Rio de Janeiro