Apresentação
A Escola de Dança Toda-a-Prova tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento do seu conceito enquanto forma de arte, fomentando sensibilidade expressiva, estética e artística.
Visa estimular um aprimoramento da consciência postural, concentração, memorização, coordenação motora e capacidade criativa, bem como perseverança da própria saúde mental e corporal. Através da mesma, será possível potenciar o aumento de flexibilidade, força, resistência, equilíbrio e reflexo e ainda amplificar noções espaciais, temporais e musicais. Em simultâneo, será notória a evolução da autoestima, comunicação e socialização.
O intuito da Toda-a-Prova é potenciar o contacto com diferentes estilos de dança (contemporâneo, jazz e criativa), vivenciar workshops com outros docentes e incentivar a participação ativa no acesso à cultura da dança.
DANÇA JAZZ
A dança jazz é uma importante forma de expressão artística que recebeu influências das mais variadas técnicas e estilos de dança, tendo como pilares o ballet e contemporâneo aplicados ao teatro musical e às músicas pop e moderna. Esta aula apresenta um ritmo intenso e procura uma maior liberdade e expressividade no corpo. Inclui uma adaptação a diversos ritmos, maioritariamente comerciais, e elabora um trabalho muito completo das diversas partes do corpo. Visa desenvolver o espirito de equipa, promovendo a libertação, criatividade e correção postural.
DANÇA CRIATIVA
Uma aula que explora as potencialidades criativas dos alunos, trabalhando na base da improvisação através de diferentes impulsos. Funciona como um excelente complemento às aulas técnicas, criando uma maior autonomia na exploração e criação de movimento personalizado. Permite a descoberta do corpo e do movimento através de jogos e histórias que transportam o aluno para um universo de fantasia e imaginação.
DANÇA CONTEMPORÂNEA
A dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna, através de várias abordagens. É uma aula que visa estimular a dinâmica do movimento, criatividade, expressividade, ritmo e coordenação, promovendo, igualmente, o trabalho individual e a exploração da dança em conjunto. É possível, através da mesma, contar uma história, um acontecimento social ou político bem como questões mais pessoais como emoções e sentimentos.